“Pra Ver Pouquinho”: (Re)considerações sobre o olhar e o universo da iluminação cênica

TERRA, Mariana. “Pra Ver Pouquinho”: (Re)considerações sobre o olhar e o universo da iluminação cênica. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, 2018.

Palavras-chave: Iluminação cênica; Observador-criador de iluminação; Estado perceptivo de olhar; Performatividade; Pesquisa somático-performativa; Scenic lighting; Creative observer of lighting; Perceptual state of looking; Performativity; Somatic-performative research.

Resumo: Esta dissertação destina-se ao lançamento de pressupostos que pretendem provocar revisões do campo da iluminação cênica enquanto área artística de saberes especializados, os quais têm sua fundamentação em conhecimentos técnicos do mundo conjugados à experiência integral do corpo vivido (soma). O objetivo é propor ligações intencionais do sujeito observador à sua própria percepção visual, no sentido de acessar estados criativos de olhar. No âmbito desta pesquisa, entende-se que tanto o profissional da iluminação cênica quanto pessoas não especializadas da área são realizadores e co-criadores da aparência visual do que está em seu campo de visão e, portanto, iluminadores de seu próprio olhar. Abrem-se, com isso, as comportas das convencionais burilações do status de artista e espectador, obra de arte e cotidiano. Por uma abordagem somático-performativa de experiência artística e também de construção estrutural da escrita, considera-se a integração interno-externo da percepção visual como aquilo que estabelece outros parâmetros para compreender a iluminação cênica a partir de princípios que reorganizam seus saberes fundamentais: a luz, o olhar e o aspecto visível das coisas do mundo. O campo passa a ser entendido como uma multiplicidade variada e infinita de possibilidades artístico-criativas, não mais se limitando exclusivamente a suprir necessidades plástico-visuais de espetáculos cênicos. O texto é uma narração autobiográfica em que relato os percursos, crises, desvios e descobertas que levaram a tais afirmações; tratase, portanto, de uma obra em processo contínuo. Ferramentas metodológicas de imagens somático-performativas auxiliam na articulação e movimentação vívida das ideias dispostas. Este é um trabalho multirreferencial de autores, conceitos e obras artísticas. Os principais conceitos que apoiam as discussões são: performatividade, imagem somático-performativa, observador e espectador emancipado. Outros conceitos ainda aparecem como pilares de temas específicos, como é o caso de co-evolução entre luz e cena e olho variável. Os autores que fundamentam o trabalho para falar de iluminação cênica são Roberto Camargo e Richard Palmer. Para dar consistência às proposições lançadas auxiliam-me Ciane Fernandes, Richard Schechner, Eve Sedgwick, Andrew Parker, Jacques Rancière, Jonathan Crary, Jacques Aumont, Alva Nöe, Vilém Flusser e Italo Calvino, dentre outros que aparecem pulverizados ao longo da travessia.

Link: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27155

5/5