QUEIROZ, Andréa Cavalcante de Almeida. A INDUMENTÁRIA DO ESPETÁCULO CÊNICO DA PAIXÃO DE CRISTO, EM NOVA JERUSALÉM (PE): TRANSFORMAÇÃO DOS FIGURINOS DE HERODES E PILATOS, E TRANSFIGURAÇÃO DOS DEMÔNIOS – DE 1954 A 2004. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, 2018.

Palavras-chave: Moreira, Victor; Indumentária – Teatro; Figurino – Personagem; Nova Jerusalém (PE) – Teatro; Paixão de Cristo (Peça de teatro); Personagem.

Resumo: A pesquisa aponta e analisa as criações dos figurinos, de Victor Moreira, para o espetáculo Paixão de Cristo. Importante descrever processos e materiais, registrando fotograficamente os figurinos existentes no acervo de Nova Jerusalém e os croquis do acervo do referido artista e outras imagens de livros de Carlos Reis, Jamildo Melo e Diva Pacheco, pois resgata parte da história do teatro histórico, religioso e cultural pernambucano, nordestino e até brasileiro. Somada a investigação fontes bibliográficas, e levando em consideração à história oral, nas entrevistas e depoimentos de Victor Moreira, Marina Pacheco, Arnaldo Siqueira e Antonio Lopes, sendo este último quem me levou a Victor Moreira, bem como, à análise do acervo do artista formatando o meu objeto da pesquisa enquanto história e cultura. Faço estudo qualitativo, descritivo e analítico das montagens do ano de 1954 ao ano de 2004, pontuando como se deu a evolução dos figurinos de Herodes, Pilatos e Demônios. A transformação vista etimologicamente como mudanças nos figurinos de Herodes e Pilatos, e a transfiguração, estabelecida enquanto etimologia, dos três Demônios ao assimilar formas diferentes. Levando-me a estabelecer nos meus relatos os processos criativos como processo de trabalho que incorpora pesquisa do artista, técnicas da produção, no que concerne a elaboração dos figurinos do espetáculo como um todo e no particular das personagens Herodes, Pilatos e Demônios.

Link:https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27297