Objeto adereço: um elemento cênico do teatro

CUNHA, Carlos Alberto Nunes da, DIAS, José da Silva. Objeto adereço: um elemento cênico do teatro. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade, 2019.

Palavras-chave: Teatro; Adereços; Objeto cênico; Material de cena; Aderecista.

Resumo: Esta dissertação objetiva fazer uma reflexão sobre o adereço teatral e o ofício de aderecista buscando amenizar uma lacuna documental nesta área que possa contribuir com a formação deste profissional. Para tal foram utilizados autores como Patrice Pavis, Anatol Rosenfeld e Eric Hart entre outros. Através dela, discute-se o conceito de adereços por meio das diferentes terminologias e tipologias encontradas no léxico teatral. Explana-se sobre sua função enquanto elemento cênico no teatro e também sobre o processo de adereçamento de diferentes espetáculos a partir de propostas de encenações distintas, apontando o adereço como um instrumento através do qual, cenógrafos e figurinista conduzem o expectador à compreensão do universo da encenação. Faz uma breve reflexão sobre o mercado teatral carioca e aponta os recursos financeiros como um dos responsáveis pelas proposições estéticas de espetáculos. Amplia ainda a discussão para os diferentes processos formativos de aderecistas. Trata-se de uma pesquisa, em grande parte, de natureza bibliográfica a partir de diferentes experiências, observações e conhecimentos adquiridos pelo autor ao longo de sua trajetória como profissional de teatro.

Link: http://hdl.handle.net/unirio/12891