Memórias Costuradas: Cenários Como Dispositivos de Uma Poética Visual

ROCHA, Janaína Delgado Falcão da. Memórias Costuradas: Cenários Como Dispositivos de Uma Poética Visual. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – UFSM, 2009.

Palavras-chave: Costura; Memória; Fotografia; Cenário.

Resumo: Este trabalho resulta de uma pesquisa que foi direcionada à construção poética de Cenários compostos de elementos de memória autobiográfica, unidos pelo ato da costura que, juntamente com fotografias e objetos cênicos, compõem um trabalho de Artes Visuais que se aproxima conceitualmente do Cinema e do Teatro. O objetivo de construir trabalhos que narrassem histórias autobiográficas ligadas ao ato da costura levou a pesquisa para esta aproximação com as duas áreas citadas acima, sendo a relação com o Cinema evidenciada pelo conceito de montagem como geradora de conflito e significação, e com o Teatro pela idéia da montagem da peça, incluindo todos os elementos e procedimentos que envolvem esta construção. Esses conceitos foram relacionados a procedimentos das Artes Visuais que tratam o corpo do artista como suporte e mote de trabalhos artísticos. A fotografia como registro do processo e a fotografia encenada foram temas aprofundados durante o percurso da pesquisa, onde se procurou estabelecer as relações de recorte espaço-temporal proporcionado pela imagem fotográfica. Para tal procedimento, o trabalho está dividido em três capítulos que dissertam sobre Fotografia, Memória, Tempo e Vestígio(primeiro capítulo); o Auto-Retrato, o Corpo e as Estratégias Narrativas (segundo capítulo) e, finalmente, uma reflexão sobre a construção do trabalho artístico resultado desta pesquisa (terceiro capítulo), onde reflete-se sobre questões relacionadas às Montagens, no Cinema e no Teatro, e sua relação com os Cenários de Memórias que resultam como objeto de Artes Visuais de tal investigação.

Link: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/5180