Corpogramas: A vestimenta e a dobra como vetores de sentido

FRANCA, Patricia Dias. Corpogramas: A vestimenta e a dobra como vetores de sentido. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Minas Gerais, 2007.

Palavras-chave: Trajes Aspectos simbolicos, Brant, Christiana Quady Firmato, 1969- Narrativas pessoais, Tecidos, Trabalhos em tecidos, Criação (Literária, artística, etc), Moda e arte.

Resumo: Este texto é resultante de uma pesquisa realizada entre agosto de 2005 e 2007, tendo como objeto de estudo o desdobramento da utilização de tecidos e vestimentas na minha prática artística. Buscou-se um aprofundamento teórico e prático nas reflexões que concernem o tema assim como os aspectos que envolvem o meu processo de criação. Como desdobrar envolve a ampliação do olhar, recorro à análise de obras de outros artistas, através das quais apreendo novas qualidades intrínsecas ao material, o tecido, assim como alargo os limites de suas potencialidades plásticas. Os Corpogramas, como os denominei, são corpos que indiciam uma aparição, ou estão na eminência de desaparição, são tentativas de corpos, alterados ou projetados, indicando a impermanência do corpo, assim como o faz o tecido.

Link: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/JSSS-7WSGD7

5/5