A arquitetura no palco dos espetáculos: a influência europeia na cenografia do teatro brasileiro.

RAMOS, Talitha. A arquitetura no palco dos espetáculos: a influência europeia na cenografia do teatro brasileiro. São Paulo, 2014. 148 f. Dissertação (mestrado em arquitetura e urbanismo) – Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2014.

Resumo: Esta dissertação tem por objetivo fazer um estudo cronológico demonstrando o desenvolvimento histórico e estético do espaço cênico (cenografia) e da relação palco/plateia; sendo esta responsável pela conformação do edifício teatral. Tendo como foco inicial o Ocidente (Europa), desde os primórdios da história do teatro, passando por vários autores e diferentes propostas, fontes vitais das modificações na cena teatral desde a forma de representação do ator até as transformações cenográficas ocorridas do séc. XIX até o séc. XXI. Estabelecendo relações entre as renovações ocorridas na cenografia, seu ponto de vista histórico e as ideias propostas por esses personagens, que fizeram toda a diferença no modo de pensar e de se fazer cenografia na Europa e que, posteriormente, refletiram diretamente no Brasil. E, ainda hoje, são influência para muitos cenógrafos, visto que muitos desses conceitos permanecem atuais.