Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais

Série em cinco volumes.

VIANA, Fausto; MOURA, Carolina Bassi de (orgs.). Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais. São Paulo: EACH/USP, 2017.

Resumo (vol. 1): A obra mostra materiais e temas, entrevistas, artigos, conversas sobre cenografia, figurino, maquiagem e mais, feitas em diversos momentos, com profissionais distintos do fazer teatral, televisivo e cinematográfico.

Acesse aqui.

…………………………………

VIANA, Fausto; MOURA, Carolina Bassi de (orgs.). Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais: volume 2. São Paulo: ECA/ USP, 2017.

Resumo (vol. 2): Esta publicação é o segundo volume de Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais, edição comemorativa aos 10 anos do Grupo de Trabalho – GT Traje de cena no Colóquio de Moda. A obra, organizada pelos professores Fausto Viana e Carolina Bassi de Moura, conta com dezesseis textos inéditos que certamente contribuirão para os pesquisadores de traje de cena no país, nos mais diversos temas e linhas de pesquisa, em maior ou menor grau de maturidade e reflexão.

Acesse aqui.

…………………………………

VIANA, Fausto; GIL, Maria Celina; VASCONCELOS, Tainá Macêdo Vasconcelos (orgs.). Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais – volume III – especial LGBTI. São Paulo: ECA/USP, 2018.

Resumo (vol. 3): A obra Dos bastidores eu vejo o mundo, em seu terceiro volume, é dedicado a um breve levantamento de produções, artistas e técnicos que trabalharam ou trabalham na cena gay, com um olhar fortemente direcionado para a produção dos trajes de cena. Está divido em duas partes: entrevistas e artigos. A obra mostra croquis, fotografias, vídeos, depoimentos, trajes, adereços e muito mais sobre o assunto. Os organizadores contam um pouco da história dos primeiros grupos artísticos e seus “trajes de cena” que marcaram época: nos anos 1970, os “Dzi Croquettes”, o primeiro grupo a abordar a liberdade sexual; nos dias de hoje o cantor Pablo Vitar; sem esquecer dos “Secos e Molhados”. Podemos dizer que temos muito poucos estudos sobre gênero e sexualidade, e mais ainda quando se fala de teatro LGBTI. Esse volume que tem um pouco de tudo: teatro, cinema, travestis, drag queens, entre outros, pode ser um estímulo para que apareçam mais publicações sobre os temas da comunidade LBTI.

Acesse aqui.

…………………………………

VIANA, Fausto; MOURA, Carolina Bassi de (orgs.). Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais: volume IV. Edição especial de folguedos. São Paulo: ECA/ USP, 2020.

Resumo (vol. 4): O quarto volume de “Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais” é dedicado ao traje de folguedo, às vestimentas das festas e tradições populares. A temática é bastante ampla e para desenvolver os trabalhos convidamos pesquisadores do país como um todo, o que resultou em dez capítulos, oito entrevistas e três ensaios fotográficos que mostram o carnaval, o maracatu, o cavalo-marinho e muitas outras indumentárias que vão encher os olhos do leitor e abrir novas possibilidades de pesquisa nessa área, ainda pouco explorada nos meios acadêmicos, mas tão rica de possibilidades.

Acesse aqui.

…………………………………

MATSUDA, Juliana; VIANA, Fausto (orgs.) Dos bastidores eu vejo o mundo: cenografia, figurino, maquiagem e mais. Volume V – edição especial: Os trajes do Thêátre du Soleil. São Paulo: ECA/USP, 2020.

Resumo (vol.5): A obra é um resgate feito pelo Prof. Dr. Fausto Viana do trabalho desenvolvido pela pesquisadora e professora de modelagem Juliana Miyuki Matsuda, cuja partida prematura não permitiu sua publicação integral. A pesquisa de Matsuda está centrada na obra do Théâtre du Soleil, dirigido pela francesa Ariane Mnouchkine, e está dividida em duas partes. Na primeira, a autora investiga a metodologia e o processo de criação dos trajes dos espetáculos do ciclo Les Shakespeare (1981-1984) e Tambores sobre o dique, ambos de forte influência oriental. Na segunda parte, ela ensina, passo a passo, como elaborar a modelagem dos trajes dos espetáculos citados, o que torna o livro uma publicação determinante para aqueles que desejam aprender mais sobre a confecção de trajes orientais e sobre os trajes empregados pelo Théâtre du Soleil.

Acesse aqui.