A máscara no teatro moderno: do avesso da tradição à contemporaneidade

MACHADO, Vinicius Torres. A máscara no teatro moderno: do avesso da tradição à contemporaneidade. Dissertação (Mestrado em Teoria e Prática do Teatro) – Universidade de São Paulo, 2009.

Palavras-chave: Caráter, Figura, Grotesco, Máscara, Modernismo, Tipo.

Resumo:  trabalho apresenta algumas das iniciativas para a retomada da máscara no teatro moderno. No amplo quadro da primeira metade do século XX, escolhemos quatro principais artistas que abordaram esse objeto: Gordon Craig, Meyerhold, Jacques Copeau e Jacques Lecoq. Nestes a máscara não é apenas mais um elemento colocado em cena, mas também um princípio organizador da teatralidade que almejam. Através de seus trabalhos analisamos algumas características da máscara que podem ser reelaboradas no teatro contemporâneo. Em Gordon Craig, abordamos as primeiras proposições dentro do teatro simbolista, além do panorama da máscara no início do século XX; através de Meyerhold, pudemos traçar os elementos grotescos contidos na máscara; com Jacques Copeau, questionamos os conceitos de caráter e de tipo e, através da pedagogia de Jacques Lecoq, pudemos analisar o trabalho da máscara como signo representativo. A partir dos elementos abordados, apontamos uma proposição de trabalho com a máscara que procura aproximá-la do conceito de figura.