O ator no teatro de animação contemporâneo: trajetórias rumo à criação da cena

CASTRO, Kely Elias de. O ator no teatro de animação contemporâneo: trajetórias rumo à criação da cena. Dissertação (Mestrado em  Teoria e Prática do Teatro) – Universidade de São Paulo, 2009.

Palavras-chave: Ator, Ator-manipulador, Processo de Criação, Teatro Contemporâneo, Teatro de Animação.

Resumo: Partindo do caráter híbrido do Teatro de Animação, o presente estudo analisa aspectos de procedimentos criativos que se apresentam como especificidades na trajetória do ator rumo à criação da cena nesta linguagem. Para tanto, vale-se de pesquisa de campo realizada nos seguintes grupos teatrais dedicados ao Teatro de Animação e atuantes na cidade de São Paulo: Cia. Truks, Sobrevento, Morpheus Teatro e Seres de Luz Teatro. Neles foram observados processos de criação de espetáculos, bem como procedimentos em treinamentos e oficinas. O estudo ampara-se ainda em pesquisa de escopo teórico referente às relações estabelecidas entre artes plásticas e cênicas no Teatro de Animação contemporâneo e aos métodos de trabalho e preparação do ator, bem como aspectos concernentes a sua atuação com objetos, bonecos, máscaras e outros materiais. O resultado revela uma reflexão verticalizada em direção às particularidades que se apresentam nos procedimentos de criação da cena pelo ator-manipulador.

Acesse aqui.