O teatro no circo brasileiro – Estudo de caso: circo-teatro pavilhão Arethuzza

ANDRADE, José Carlos dos Santos. O teatro no circo brasileiro – Estudo de caso: circo-teatro pavilhão Arethuzza. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) – Universidade de São Paulo, 2010.

Palavras-chave: Circo teatro, Panorama histórico, Pavilhão Aretuzza.

Resumo: O tema de O circo teatro – Um estudo de caso: o Pavilhão Aretuzza é o circo-teatro e tem foco nas atividades do Circo Pavilhão Arethuzza, desde seu surgimento no século XIX, até o encerramento de suas atividades em 1964. A pesquisa aborda um panorama histórico das primeiras manifestações circenses e teatrais em terras brasileiras. Apresenta os fatores responsáveis pela união do circo com o teatro, incluindo a gripe espanhola de 1918, que deram origem ao novo gênero. Enfatiza a entrada do circo para o teatro, observando este momento pelo ângulo espacial e de como o palco, nos moldes italianos, instalou-se debaixo da tenda circense. Investiga a estética teatral circense de quando o espetáculo teatral passou a fazer parte das atrações circenses. Analisa os diversos gêneros desse período, incluindo o melodrama, que caiu no gosto do público. Mostra ainda como as personagens foram divididas em tipos, tomando como base o físico e temperamento dos atores. Cenografia, figurinos, música e ensaios são aspectos detalhados ao longo do trabalho. A tese aprofunda estudos na trajetória e no encontro das famílias Viana, Santoro e Neves, que em pouco tempo se tornaram a companhia mais bem sucedida nas apresentações de circo-teatro, com destaque na qualidade de suas montagens e agindo como difusora da cultura teatral em nosso país. O estudo mostra que o circo-teatro, além de contribuir com uma estética própria, constituiu-se durante muitos anos em um dos mais importantes veículos de difusão da arte teatral em praças não alcançadas pelas companhias convencionais de teatro, radicadas nas grandes cidades.