Identidade cultural brasileira nos figurinos de O Rei da Vela

PESTANA, Sandra Regina Facioli. Identidade cultural brasileira nos figurinos de O Rei da Vela. Dissertação (Mestrado em Teoria e Prática do Teatro) – Universidade de São Paulo, 2012.

Palavras-chave: Figurino, Hélio Eichbauer 1941-, Identidade cultural, Teatro, Teatro Oficina (companhia teatral).

Resumo: Este trabalho analisa os figurinos criados por Hélio Eichbauer para o espetáculo O Rei da Vela, escrito por Oswald de Andrade em 1930 e encenado pelo Teatro Oficina em 1967, com direção de José Celso Martinez Corrêa. A análise enfocou o tratamento dado pela companhia e pelo cenógrafo à questão da identidade cultural brasileira, observando como esta noção modifica-se conforme a vigencia de ideologias da cultura brasileira. Buscou-se detalhar como as referências utilizadas na criação do trabalho foram colocadas plasticamente em cena, observando quais foram os materiais e peças empregadas, seu uso e sua história na indumentária social.