Luz: a matéria cênica pulsante. Apontamentos didáticos e estudos de caso

FIGUEIREDO, Laura Maria de. Luz: a matéria cênica pulsante. Apontamentos didáticos e estudos de caso. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade de São Paulo, 2007.

Palavras-chave: Fábula, Iluminação Cênica, Imagem, Jogo, Teatralidade.

Resumo: A iluminação cênica é uma das mais fecundas áreas da prática teatral contemporânea, sendo responsável por muitos aspectos da construção dos sentidos na cena, e da fruição da obra pelos espectadores. Essa pesquisa visa jogar luzes sobre as estratégias utilizadas por alguns iluminadores na articulação de seu trabalho com as necessidades da fabulação de diferentes tipos de espetáculos e seus respectivos espaços. Numa encenação a demanda de responsabilidade que recai sobre o trabalho do iluminador é imensa. No geral ele precisa, além de iluminar o ator e a cena, de alguma maneira também iluminar o texto e a obra da encenação, ressaltando suas intencionalidades expressivas e de comunicação. Muitas vezes seu trabalho é o ponto de convergência ou confrontação entre os diversos profissionais envolvidos numa montagem teatral, além de contribuir de forma absoluta na maneira como o espectador recebe e experimenta um espetáculo. Acreditamos que tais e tamanhas tarefas poderão receber algumas luzes com o estudo que esta pesquisa pretende contemplar, com objetivo de contribuir para uma elaboração didática para interessados no tema.

Acesse aqui.