AMBROSIO, Eliana Ribeiro. Presépio Napolitano do Museu de Arte Sacra de São Paulo e de coleções internacionais : cenografia e expografia. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual de Campinas, 2018.

Palavras-chave: Museu de Arte Sacra de São Paulo, Presepios – São Paulo (Estado),  Arte sacra – São Paulo (Estado), Cenografia.

Resumo: A pesquisa partiu da análise documental do Presépio Napolitano pertencente ao Museu de Arte Sacra de São para estudar as questões cenográficas envolvidas nesta tipologia presepial. Inicialmente, foi realizada uma revisão dos aspectos abordados na dissertação de mestrado intitulada Presépio Napolitano do Museu de Arte Sacra de São Paulo: percurso metodológico para a elaboração de um inventário científico, a qual contribuiu para o levantamento histórico da criação do Museu dos Presépios em São Paulo. A partir da problemática da exibição dos núcleos presepiais, a tese revisa a bibliografia sobre a tradição napolitana e se ocupa das questões cenográficas dos conjuntos napolitanos, de seus personagens característicos e de seus grupos cênicos para discutir as mudanças de gosto expográfico ao longo dos séculos. Ademais, o estudo abarca comparações de soluções cênicas entre os núcleos napolitanos e outras tipologias presepiais, bem como as soluções expografia nos diversos centros mundiais que possuem coleções napolitanas. Assim, uma das contribuições da tese é avaliação das condições atuais das cenografias existente nessas coloções e o levantamento das motivações de suas escolhas museográficas.

Link: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/280541