BAENA, Graziela Ribeiro. Mestre nato em narrativas costuradas: estudo de princípios de criação dos figurinos em ‘O Auto da Barca do Inferno’ e A-MOR-TE-MOR. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade, 2012.

Palavras-chave: Artes cênicas; Teatro; Figurino teatral; Trajes na arte; Narrativas costuradas; Belém – PA; Pará – Estado.

Resumo: A partir dos relatos pessoais sobre o percurso da formação artística do Mestre Nato e sobre o processo de criação do figurino teatral são analisadas as criações do figurino de dois espetáculos O Auto da barca do inferno, uma montagem da Usina de Teatro da UNAMA, 2001, dirigido por Paulo Santana e A-MOR-TE-MOR, fragmentos amorosos de cem anos de solidão, espetáculo realizado pelo Curso de Formação de Atores da Escola de Teatro e Dança da UFPA, 2002, dirigido por Karine Jansen e Wlad Lima. Realizar estudo sobre a produção de figurino teatral em Belém através da vivência de um profissional da área e a experiência do Mestre Nato como figurinista reflete na prática de outros atuantes desta cena e mostra alternativas sobre o ato de fazer figurinos. Traça a biografia do artista pesquisado; identifica métodos de criação; mostra exemplos de figurinos concebidos pelo profissional. A par de referenciais teóricos do figurino teatral e das artes, mostra a formação de um artista autodidata, ou melhor, aprendiz criador independente de orientações formais sobre o fazer figurino para a cena.

Link: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7741