Do circo ao teatro: a potência da imagem na cena contemporânea

SOUZA, Michelle Jeane de. Do circo ao teatro: a potência da imagem na cena contemporânea. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes Híbridas) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2019.

Palavras-chave: Hibridismo; Artes Cênicas; Poética; Arte Narrativa.

Resumo: Este trabalho explora alguns aspectos dos processos de hibridização que ocorrem dentro do campo das artes cênicas na contemporaneidade. Como pesquisa bibliográfica e qualitativa o estudo em desenvolvimento visa identificar alguns processos de criação que privilegiam a imagem como potência para a composição da cena. Para localizar estas imagens e suas poéticas pretende-se observar mais especificamente o diálogo que se estabelece entre as linguagens do teatro e do circo, com foco nos processos criativos e os significados desta produção. Na busca pela identidade destas novas poéticas da cena apresento alguns aspectos específicos da dramaturgia e da produção artística da Companhia Finzi Pasca considerando suas encenações como representativas dentro desta tendência de cena híbrida, poética e visual.

Link: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12271